nossos PROTÓTIPOS
Ao longo dos anos a equipe desenvolveu diversos projetos de carros tipo fórmula para participar das competições estudantis, aqui temos – iniciando com o mais recente – todos os protótipos já criados pela equipe Fórmula Cefast. É possível observar a evolução dos nossos trabalhos, além de ter contato com um pouco da nossa história.

ES14 FSAE Brasil 2024
O ES14 foi um dos carros construídos mais rapidamente na história da equipe, com apenas 2 meses de manufatura. Ele participou da 20ª competição de Fórmula SAE Brasil, onde conquistou o 1º lugar na prova de design, 1º lugar na prova de aceleração, 1º lugar na prova de Autocross, 1º lugar na prova de enduro e 1º lugar na classificação geral. Pesando 210 kg e com mudanças significativas, como a troca dos pneus de 18” para 16”, uma revisão completa do pacote aerodinâmico, ganho de 10 hp e novos projetos de suspensão, freio e transmissão, o ES14 se tornou o novo detentor do recorde brasileiro na prova de aceleração, completando em 3,84 segundos.

ES13 FSAE Brasil 2023
O ES13 foi o primeiro protótipo a disputar duas competições no mesmo ano, conquistando o 39º lugar na Fórmula SAE Michigan 2023 e o 1º lugar na classificação geral da 19ª competição de Fórmula SAE Brasil. A equipe enfrentou grandes desafios, incluindo o fato de o carro ter chegado na noite do segundo dia de competição da Fórmula SAE Michigan. Mesmo assim, a equipe conseguiu preparar tudo a tempo e competir em todas as provas dinâmicas. Na competição no Brasil, apesar de problemas no câmbio, sendo forçada a competir apenas com a 3ª marcha, a equipe conquistou o tetracampeonato.

ES12 FSAE Brasil 2021/2022
O ES12 foi o carro projetado, construído e testado durante a pandemia de Covid-19. Ele participou da 17ª e 18ª Competições de Fórmula SAE Brasil, nas quais conquistou o 1º lugar na prova de design e na classificação geral em ambas as competições. Pesando cerca de 214 kg, o protótipo teve melhorias significativas no acabamento e na qualidade do pacote aerodinâmico, com novas asas dianteiras e traseiras.

ES11 FSAE Brasil 2019
O protótipo ES11 conquistou o 5º lugar na classificação geral da 16ª competição Fórmula SAE Brasil, após completar o enduro com a 6° colocação e obter o 2º lugar na prova de Autocross. Pesando 206 kg, 5% mais leve que o anterior, o protótipo teve uma grande melhoria de dirigibilidade, obtendo melhores respostas nas curvas e gerando menos fadiga física no piloto. Além disso, alcançou maiores acelerações longitudinais devido a reduções de bump-steer e compliance da suspensão, e apresentou uma grande redução de seu custo e melhoria significativa de sua manutenibilidade.

ES10 FSAE Brasil 2018
O protótipo ES10 participou da 15ª Competição Fórmula SAE Brasil, conquistou o 1º lugar na classificação geral e nas provas de aceleração, autocross, design e enduro. Esse carro pesava em torno de 217 kg, nele houve uma melhoria da dirigibilidade com um sistema de direção mais linear e com menos folgas, foi implementado um novo diferencial drexler e também passamos a direcionar o fluxo de ar para o radiador, melhorando assim o arrefecimento do motor.